segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

cinderela ou borraeira

Cinderela ou borraeira!

Quero a mais nova:
A mais linda e sedutora.
É caríssima. A mais cara.
É única, também rara.

A mais velha:
nem de graça, dá graça.
Mas por pirraça
Quanto custará ela....


E ele lavrou os campos de seus sonhos:
que botoou e floresceu.
Esperou a roçada e colheu
tudo que Deus lhe concedeu.

Colheu e acumulhou:
por um tempo exato de primaveras.
depois indagou de novo...
quanto custará a mais velha.


Ela, a mais velha
ainda mais velha
já descabelava sua aquarela
quando surgiu a questão:
Qual será o preço dela...

"Não estou a venda
Não me compra o dinheiro,
nem sagrada oferenda,
que não seja amor verdadeiro.

Meus dias são poucos e findos
para aqueles cuja morte leva
mas são meus e são lindos...
nada no ombro me pesa.

Nem borraeira, nem cinderela
sou apenas a primeira
entre as primeiras das mais velhas."

Ele lavrou os campos de seus sonhos outra vez:
Tudo que plantou e colheu
de boa vontade, semente se fez.

Tudo de novo:
Agora muito mais caro.
Custou-lhe abrir mão da vaidade
da beleza e de tantas outras virtudes raras.

Custou-lhe doar o último pendão da juventude
derramar o suor proíbido
lágrimas, um pranto salgado e incontido.

Custa-lhe, é quase dor o amor assim:
num suspiro final.
foge do coração mas não foge de mim.

Ela, no capricho da mais velha
quer João Batista com a cabeça,
muito longe da bandeja:
Que assim seja,
sua vontade benfazeja
bota fim numa peleja
digna da realeza:
reconstruir seu castelo,
com toda sua pureza,
muito longe de qualquer tristeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário